Estudante da UNEB apresenta ferramenta capaz descrever e prever cenários epidemiológicos da Covid-19

O estudante Pedro do Rosário, do curso de Sistemas de Informação do Campus I da UNEB, em Salvador, apresentou em cerimônia o Projeto Hermes: identificação de ondas para análise descritiva e preditiva do quadro epidemiológico da Covid-19.

Esse é o trabalho de conclusão de curso (TCC) do jovem de 27 anos. O modelo computacional recebeu nota máxima e menção honrosa da banca examinadora, na última segunda-feira (22).

O projeto consiste em um método inovador para a definição de ondas epidemiológicas e de predição da evolução das curvas em diferentes países do mundo. O trabalho é capaz de permitir uma análise padronizada e uniforme.

A iniciativa desponta para se configurar em um importante instrumento para gestores públicos do Bahia e do Brasil e, também, para pesquisadores da área da Saúde de todo o mundo.

“O modelo é capaz, por exemplo, de informar por quantas ondas o Brasil já passou, e qual é a estimativa do numero total de infectados nos próximos 20 dias, caso as condições permaneçam as mesmas. Para fins práticos, isso poderia ser utilizado para auxiliar os governos na tomada de decisão sobre as flexibilizações ou outras medidas de enfrentamento à pandemia”, explica o concluinte.

Compuseram a banca avaliadora: os pesquisadores Leandro Coelho, orientador do trabalho; Diego Frias, coorientador; Hugo Saba e Magno das Mercês, todos da UNEB; e a diretora de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Secretária da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), Márcia São Pedro.

A equipe de avaliação contou ainda com os representantes da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), escritório regional da Organização Mundial da Saúde (OMS), Vagner de Souza Fonseca, Walter Massa Ramalho e Silvano Barbosa Oliveira.

Para mais informações, matéria de cobertura e entrevista com o jovem pesquisador, acesse: portal.uneb.br.

Fonte sugerida

Favor consultar Assessoria de Comunicação (Ascom) da UNEB

E-mail: listaascom@uneb.br